03_SEX_22_ABR_2016

Os resíduos gerados pela construção civil

Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o Resíduo da Construção e Demolição (RCD) ou Resíduo da Construção Civil (RCC) é resultante do processo construtivo, de reforma, escavação ou demolição. Em uma linguagem mais cotidiana, é o entulho.

O entulho de construção é composto de restos e fragmentos de materiais. Já o de demolição é constituído somente por fragmentos. O destino do entulho, seja de qual tipo for, deve ser ecologicamente correto. Por isso, seu descarte não deve ser feito na natureza, nem acumulado no ambiente urbano, onde atrai insetos e roedores e se torna vetor de doenças. Leia mais

capa_fortvigas_post_rodovia_energia_solar

França quer produzir energia solar em rodovia

Apesar de incríveis, as rodovias solares não são exatamente uma novidade. O trecho de uma estrada na Holanda já conta com a tecnologia e os Estados Unidos planejam, há alguns anos, implementar sistema, em fase de testes. Agora, outro país afirmou que pretende investir nesse tipo de fonte de energia renovável: a França.

Fruto de uma parceria público-privada entre a empresa norte-americana Colas, desenvolvedora do painel solar Wattway, e o Instituto Nacional de Energia Solar da França, o projeto prevê o revestimento de mil quilômetros com painéis fotovoltaicos no prazo de cinco anos. A extensão pretendida seria um feito inédito no mundo.

Leia mais

capa_fortvigas_post_adubo

Já imaginou um piso que transforma poluição do ar em adubo?

A poluição atmosférica é um problema dos grandes centros urbanos, capaz de transformar as paisagens e ocasionar problemas de saúde na população. A gravidade se reflete em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS): eles apontam que, em todo o mundo, 8 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência dos poluentes presentes no ar.

A cidade de São Paulo está entre os dez lugares com maior poluição do ar, ocupando a 6ª posição, sendo que a fonte de 92% são os automóveis, emissores de dióxidos de nitrogênio (NOx) por meio da combustão. O Rio de Janeiro é outra metrópole brasileira na qual o mesmo problema é bastante visível.

Leia mais